O Ferroviário de Maputo sagrou-se campeão da Taça Maputo em basquetebol, ao derrotar o Costa do Sol nas finais masculina e feminina. As finais, inicialmente programadas para o Pavilhão do Desportivo, foram transferidas para o Pavilhão da A Politécnica devido ao mau estado do piso.
Desempenho Feminino
Na final feminina, o Ferroviário venceu por 60-46. O jogo começou bem para o Ferroviário, que já liderava por seis pontos antes da interrupção e mudança de local. Apesar de uma recuperação do Costa do Sol no terceiro quarto, o Ferroviário manteve a liderança e garantiu a vitória. O treinador das “canarinhas”, Marvin Cossa, lamentou os erros cometidos, enquanto Nazir Salé, do Ferroviário, elogiou a determinação da sua equipa.
Desempenho Masculino
Na final masculina, o Ferroviário venceu por 88-73, desforrando-se da derrota na final do Nacional passado. A equipa, liderada por João Mulungo, mostrou uma forte performance, com jogadores como Hugo, Stélio e Chiquinho em destaque. O treinador do Costa do Sol, Miguel Guambe, reconheceu a superioridade do Ferroviário.
Perspetivas Futuras
Sérgio Hitié, presidente da Associação de Basquetebol da cidade de Maputo, elogiou a competitividade da prova e anunciou o início do Campeonato da Cidade nos próximos dias.