Chegada dos Livros
O Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) anunciou que os livros escolares da segunda classe já chegaram a Moçambique, seis meses após o início do ano letivo e a menos de três semanas para o fim do segundo trimestre. Manuel Simbine, porta-voz do MINEDH, revelou que os livros estão a ser descarregados no Porto de Maputo e serão distribuídos pelas escolas nos próximos dias.
“Nos próximos dias, poderemos ter melhor informação para partilhar porque é preciso recolher os dados. É preciso ir ao terreno. O importante é que os livros já chegaram e os camiões estão lá. As datas dependem do fluxo de circulação, pois, o processo é complexo.”
Falta de Precisão na Distribuição
Apesar da chegada dos livros, o MINEDH ainda não tem uma data exata para quando os manuais estarão disponíveis nas escolas. Os alunos têm contado apenas com os cadernos e o improviso dos professores para aprender desde o início do ano letivo.
Situação das Horas Extras dos Professores
Durante a conferência de imprensa, Simbine abordou também a questão das horas extras dos professores, que reclamam valores referentes aos anos de 2022 e 2023. O porta-voz garantiu que o pagamento está a ser realizado, mas há um processo de verificação e validação em curso que causa atrasos. O Ministério da Economia e Finanças é responsável por pagar diretamente aos professores.
“Para o pagamento das horas extras, antes tem que se passar por um processo de verificação e validação. Neste momento, pelas informações que temos da equipa de trabalho, está-se no processo de finalização do pagamento das horas extras do ano 2022 e, depois, vai iniciar o processo de pagamento de 2023.”
Dívidas das Escolas com Fornecedores
Simbine assegurou que as dívidas das escolas com fornecedores de água e energia foram pagas, restabelecendo o fornecimento. No entanto, ele não forneceu informações detalhadas sobre o montante das dívidas ou o valor em atraso referente às horas extras dos professores.