32.8 C
Lourenço Marques
Sábado, 9 Novembro 2024
No menu items!
- Publicidade -spot_img
InícioNacionalCFM Lança Concursos para Construção de Centro Comercial e Parque de Estacionamento...

CFM Lança Concursos para Construção de Centro Comercial e Parque de Estacionamento em Maputo

A empresa Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) anunciou planos ambiciosos para transformar a infraestrutura urbana de Maputo até 2035. Entre os projetos, destaca-se a construção de um parque de estacionamento de quatro andares com capacidade para 400 veículos, e um centro comercial de, no mínimo, três pisos.

Modernização e Melhoria da Infraestrutura Urbana

O arquiteto da CFM, Marcos Pan, explicou à Lusa que o parque de estacionamento será construído ao lado da Estação Central de Maputo, próximo ao novo terminal ferroviário de passageiros, inaugurado pelo Presidente de Moçambique no dia 8 de julho. “A área prevista para a construção do silo automóvel é de 3.280 metros quadrados”, detalhou Pan, sublinhando que esta infraestrutura reduzirá significativamente o problema de estacionamento na capital.

Este projeto será realizado através de uma parceria público-privada, onde a CFM fornecerá o espaço e o setor privado financiará a construção. As empresas interessadas devem submeter as suas propostas até 8 de agosto.

Novo Centro Comercial

Além do parque de estacionamento, a CFM planeja construir um centro comercial de três a quatro andares, numa área de 3.000 a 4.000 metros quadrados, também próximo à Estação Central de Maputo. “O centro comercial não está limitado em termos de andares, mas estabelecemos um mínimo de três pisos para melhor racionalizar o espaço”, explicou Pan, adicionando que este projeto também será uma parceria público-privada.

Expansão do Terminal Ferroviário

O novo terminal ferroviário, recentemente inaugurado, triplicou a capacidade de movimentação de passageiros, passando de 25.000 para 75.000 pessoas por dia. Durante a cerimónia de inauguração, o Presidente Filipe Nyusi destacou o investimento de mais de 600 milhões de dólares em infraestrutura, equipamentos e recursos humanos pela CFM nos últimos cinco anos. “Este é um sinal inequívoco da capacidade de gerar fluxo financeiro a partir das operações recorrentes que sustentam o autofinanciamento”, afirmou Nyusi, convidando os empresários locais a formarem parcerias com a empresa.

Futuros Desenvolvimentos

Estes projetos fazem parte de um complexo maior que incluirá, numa fase posterior, a construção de um edifício de escritórios e um edifício intermodal que conectará os terminais ferroviário e rodoviário no centro da cidade. A CFM está empenhada em modernizar Maputo, melhorando a mobilidade urbana e criando novos espaços comerciais e de serviços para a população.

Estes investimentos não só resolverão problemas logísticos e de estacionamento, como também proporcionarão novas oportunidades de negócios e crescimento económico para Moçambique.

Com a conclusão destes projetos, Maputo estará mais bem equipada para lidar com o crescimento populacional e o aumento da demanda por serviços modernos e eficientes.

ARTIGOS RELACIONADOS

Deixe um comentário

- Publicidade -spot_img

Nos Últimos 7 Dias

Comentários Recentes